• Foto | Arquivo FAOP

O QUE É A FAOP?

Histórico

FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO | FAOP, unidade da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, sediada no município de Ouro Preto |MG foi criada em 1968 da sugestão do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Afonso Ávila como espaço para produzir e absorver arte. Com vistas a oferecer à cidade instrumento capaz de incentivar o papel de pólo irradiador de cultura, o então governador de Minas Gerais, Israel Pinheiro confiou a Murilo Rubião a tarefa de implantar a FAOP.

No ano seguinte à sua inauguração, em 1969, a Fundação de Arte de Ouro Preto integrou à sua estrutura, a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA, criada pelos artistas Nello Nuno e Annamélia Lopes, oferecendo um leque variado de cursos de arte. Ainda neste primeiro momento, o restaurador Jair Afonso Inácio, teve a iniciativa de organizar junto à EARMFA, o primeiro curso para a formação de Conservadores e Restauradores no Brasil. 

No decorrer de quase meio século de existência, a FAOP vem ampliando suas ações no campo da arte, da conservação e restauração do patrimônio, em diferentes territórios, bem como, sistematizando seus métodos e processos utilizados pela EARMFA e demais setores da Fundação, consolidando e legitimando sua capacidade de formação, educação e transformação social.

Tecendo sua rede de confiança com as comunidades, parceiros institucionais nas esferas – pública e/ou empresarial -, a FAOP está atuando em diferentes realidades.

Estrutura 
A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade hoje é formada por três Núcleos:

Núcleo de Arte - Voltado para o desenvolvimento do ser humano criativo e transformador a partir da pesquisa e da prática artística enquanto expressão, linguagem e modo de vida. O Núcleo promove cursos nas áreas de artes plásticas, visuais, música e o Programa de Formação em Arte. É sediado no bairro Antônio Dias, em um casarão doado pela família do presidente Pedro Aleixo, onde também residiu o pintor Guignard.

Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias | Ouro Preto, MG. Contato pelo telefone (31) 3551-5052 ou pelo e-mail nucleodearte@faop.mg.gov.br


Núcleo de Ofícios - Instalado no complexo Barão de Camargos, no bairro Cabeças, sedia o Programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios, pelo qual oferece ampla formação cultural, cidadão e profissionalizante a jovens de 14 a 18 anos. A proposta que tem como referência e suporte a arte, a cultura e o patrimônio como vias para o desenvolvimento humano, com foco no potencial do educando.

Rua Dom Helvécio, 428, bairro Cabeças, Ouro Preto | MG. Contato pelo telefone (31) 3551-4013 ou pelo e-mail nucleodeoficios@faop.mg.gov.br.
 

Núcleo de Conservação e Restauração - Localizado no bairro Cabeças, na casa onde morou o poeta Bernardo Guimarães, oferece o Curso Técnico em Conservação e Restauro que capacita profissionais preparados para analisar, diagnosticar e intervir em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. O Núcleo tem um importante papel na preservação de acervos culturais de todo o Estado por meio de obras tratadas como material didático.

Rua Irmãos Kennedy, 601, bairro Cabeças, Ouro Preto | MG. Contato pelo telefone (31) 3551-2014 ou pelo e-mail nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.