Bordado | Criação e Arte


Bordado | Criação e Arte

Curso: Bordado | Criação e Arte

Professora: Ana Célia Teixeira (com a colaboração da Professora Ednara Moraes)

Público alvo: a partir de 20 anos

Horário:  terça feira, de 14h as 17h

Carga Horária Semanal: 3h/aula

Carga Horária Total: 57h/aula

Ementa:

A partir da técnica do bordado, capacita o aluno na criação e elaboração de peças com qualidade técnica, desenvolvidas com criatividade, personalidade e identidade, com vistas à comercialização ou exposição artística.

Objetivo Geral:

- Desenvolver a capacidade criativa do aluno através do estudo das técnicas do bordado, utilizando conceitos de arte e tendo por referência diversos artistas bordadores;

- Propiciar o desenvolvimento de pesquisas artísticas em bordado;

- Acompanhar a produção do aluno, estimulando a geração de ideias e a qualidade do trabalho.


Conteúdo:


- História e produção dos artistas bordadores: contextualização tempo e espaço, e obras;

- Desenvolvimento da criatividade;

- Desenvolvimento da capacidade de avaliação da qualidade do trabalho;

- Troca de experiências;

- Visitas orientadas a exposições e excursões para pesquisa;

- Desenvolvimento de projeto artístico e/ou utilitário em bordado.

 

Metodologia:

- Indicação bibliográfica, aulas expositivas, rodas de conversa, troca de experiências, atividades práticas, análise coletiva e individual, visita orientada a exposições, excursões para pesquisa, desenvolvimento de produtos artísticos, montagem de exposição.

- Desenvolvimento da criatividade a partir de desenhos de criação com base em tema a ser pesquisado;

- O aluno desenvolve seu trabalho por meio de pesquisas que propiciem o encontro com seus próprios meios de criação e estimulem a descoberta de um trabalho com identidade/linguagem própria.

 

Avaliação:

- Acompanhamento individual;

- Análise coletiva e individual dos resultados;

- Participação nas atividades propostas e na exposição final.

 

Referências bibliográficas:

LAGNADO, Lisette. Leonilson: São Tantas as Verdades. São Paulo: SESI, 1995.

Guignard.

Artur Bispo do Rosário.

Filmes, artigos e revistas a fins.


Material individual do aluno:

- Participação nas atividades propostas e na exposição final.

- Linhas de várias cores (1 novelo de cada);

- Agulhas;

- 2m de tecido americano cru;

- Alfinetes;

- Tesoura;

- Lápis de grafite nas gradações 4B e 6B;

- 01 rolo de fita crepe.

Integração com outros cursos:


Possibilidade de realização de exercícios diversos e intercâmbios com outras linguagens dentro da escola – Desenho, Pintura, Xilogravura, Ateliê de Desenho, Pintura e Objeto.

Possibilidade de integração com os cursos de Cinema, Musicalização e Desenho e Pintura (os demais conteúdos da Iniciação Artística para Crianças).


Sugestão de Cursos Complementares:

 

- Desenho I: Composição e Técnicas de Expressão;

- História da Literatura e da Arte: do Impressionismo à Arte Conceitual;

- Linguagens Artísticas Contemporâneas.


26/01/2017