Cerâmica | Módulo I


Cerâmica | Módulo I

Curso: Cerâmica: modelagem, pesquisa e criação | Módulo I

Professora: Azor Borges | Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, tem vasta experiência no setor de design e desenvolvimento de produtos e é pesquisador de alternativas diferenciadas para a Arte em Cerâmica.

Público alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos

Horário: segunda feira, de 14h às 17h

Carga Horária Semanal: 3h/aula

Carga Horária Total: 54h/aula

Ementa:

Oferece aos estudantes conhecimentos e aplicabilidades das técnicas da modelagem em cerâmica, bem como a compreensão dos princípios escultóricos de objetos tridimensionais elaborados a partir de massas de argila, enquanto, concomitantemente, promove e potencializa o processo criativo individual.

Objetivos:

– Compreender as técnicas básicas da arte de modelar com massa de argila;

– Localizar, coletar e purificar argilas a partir de aula de campo;

– Criar peças cerâmicas, artísticas e/ou utilitárias, com valor agregado;

– Aplicar técnicas próprias da arte em cerâmica realizando experimentos específicos da arte;

– Realizar experimentos com texturas e queimas.

 

Conteúdo:


– Noções gerais sobre os diferentes tipos de argilas e sua preparação;

– Exercícios práticos com argila em seus diferentes estados físicos (placas - rolinhos - esferas - modelagem de figuras e objetos - ocagem - emendas e aplicações de texturas);

– Experimentações de processos e motivação do processo criativo individual;

– Percepção de volumes e texturas dos objetos escultóricos a partir do tato e suas nuances formais;

– Desenvolvimento de peças a partir de projetos pré-definidos.

 

Metodologia:

– Aulas práticas em ateliê, aula de campo e visitas técnicas;

– O aluno terá contato com a argila em estado in-natura bem como os processos de extração, seleção e purificação da mesma, percebendo suas peculiaridades físicas e químicas e os elementos que a compõe;

– Exercícios e processos de criação e queima de objetos cerâmicos com finalidades artísticas ou utilitárias;

– Desenvolvimento de projeto como respaldo ao processo de criação.

 

Avaliação:


O aluno será avaliado quanto à sua participação, interação e compromisso nas atividades propostas, bem como a partir do resultado final de suas pesquisas, experimentos e produção.

 

Referências bibliográficas:


ANDRADE, Lusa Almeida de Soares. Barracão de Barro. 1995.

CARUSO, Nino. Cerâmica Viva: Manual Prático de La Tecnica de elaboracion cerâmica. Barcelona: Ediciones Omega, 1986.

FRICKE, Johann. A cerâmica. Coleção Habitat. Editora Martins Fontes, 1977.

GIARDULLO, Caio. O Nosso Livro de Cerâmica. São Paulo: Revista mão na Massa, 2005.

HOODY, Elisabeth. Ceramica a Mano. Editora CEAC, 1981.

LEACH, Bernard. Manual Del Ceramista. Barcelona: Editora Blume, 1981.

ROSSI, Maria Alice Porto. Glossário Cerâmico. Disponível em: www.portorossi.art.br/web. Acessado em: 17/01/2017.


Material individual do aluno:


- Jaleco ou blusa velha para proteger a roupa do barro;

- Estecas, espátulas e desbastadores para cerâmica;

- Tecidos (podem ser panos de limpeza ou camisetas usadas);

- Bacia de plástico;

- Embalagens plásticas: sacos de lixo ou sacolas.

 

Sugestão de Cursos Complementares:


– Desenho I: Composição E Técnicas De Expressão;

– História Da Literatura E Da Arte: Do Impressionismo À Arte Conceitual;

 Linguagens Artísticas Contemporâneas.


26/01/2017