Desenho e Pintura | Iniciação Artística para Crianças


Desenho e Pintura | Iniciação Artística para Crianças

Curso: Desenho e Pintura | Iniciação Artística Para Crianças

Professor: Maurizio Manzo    

Público alvo: crianças de 6-7 a 10-11 anos (uma turma de 6 a 8 anos e uma turma de 9 a 10-11 anos)

Horário: quarta-feira, de 8h às 11h

Carga Horária Semanal: 1h30/aula (cada turma)

Carga Horária Total: 30h/aula (cada turma)

Ementa: 

Gera um núcleo comum onde a criança entenda o Desenho /ou Design e suas possibilidades – desenho, pintura, colagem, propostas bidimensionais e tridimensionais – a partir da observação e expressão, do desenvolvimento de processos criativos, da introdução à linguagem das cores e à linguagem tridimensional, do exercício do desenho e da colagem e de uma introdução à arte contemporânea.

Objetivo:

- Fornecer ferramentas para o aprendizado e também estimular o indivíduo e o grupo, na busca ativa da criatividade;

- Estimular os cinco sentidos para depois captar e ajustar as informações dentro das artes visuais;

- Desenvolver objetivos educacionais e conteúdos das disciplinas em uma perspectiva interdisciplinar e transversal envolvendo várias inteligências individuais;

- Desenvolver objetivos educacionais do indivíduo que está no grupo a partir da vivência no ambiente, da cooperação e do respeito.


Conteúdo:

- Observação e Expressão: Sensibilização do olhar através do desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra.

- Processos criativos: O processo criativo espontâneo. O processo criativo conduzido. 

- Introdução à Linguagem das cores: Cor, textura, luminosidade, saturação, resistência, rigidez, massa, tonalidades cromáticas, estudos de cor, escalas cromáticas. A cor inexistente. Física ótica, cor pigmento, corante natural. Teoria das cores.

- Introdução à Linguagem Tridimensional: Elementos formais: ponto, linha, plano, massa, composição, volume, forma, peso, equilíbrio, ritmo, movimento, simetria e assimetria. Objetos de arte contemporânea e sua poesia.

- Desenho: A paisagem e suas formas como referência visual. Desenho de observação: perspectiva, primeiro plano e fundo/recortes. Composição, luz, sombra e cores.

- Introdução à colagem: Pinturas cubistas, arte Dadaísta. Os surrealistas. Objeto-colagem, Combine paintings e Environments. Descolagem. Os futuristas, colagem e escrita, colagem Pop, Arte e a invenção de combinações inéditas.

- Arte Contemporânea: Apresentação de artistas da vanguarda séc XX. Obras e produção, pinturas e esculturas do séc. XIX e XX. Arte contemporânea e sua produção artística.

 

Metodologia:

- Oficinas de Desenho. Desenvolvimento de projetos individuais e coletivos, através do conhecimento teórico e prático. Lápis grafite, carvão, lápis de cor, lápis de cera, pastel a óleo e canetas hidrográficas.

Reflexão dos alunos sobre os trabalhos desenvolvidos.

- Oficinas de Pintura. Desenvolvimento de projetos individuais e coletivos com a utilização dos materiais: guache, têmperas orgânicas, nanquim, aquarela e acrílicas.

- Desenvolvimento de projeto individual e coletivo a partir do aprofundamento sobre os métodos e procedimentos técnicos nas artes visuais. Recortes e colagens, iniciação à escultura bi-dimensional e tri-dimensional.

- Gestão das aulas em grupo através de oficinas,  pesquisas e jogos criativos, num processo pautado na interação coletiva, sem que se perca o foco no individuo.

- Encontros centrados na relação professor/aluno e na importância do “clima” do grupo no ateliê (o professor, ao se disponibilizar em cada aula para perceber a dinâmica dos alunos e sua bagagem, cria situações de aprendizagem a partir dessas informações sutis).

- Centralização das experiências/ou vivências das oficinas tendo como ponto de partida seu núcleo (o que é fundamental para, a partir daí, realizar com as crianças ou jovens um ambiente de aprendizado criativo e cooperativo que cultiva a importância do individuo, fazendo assim o grupo como um todo crescer).

- Arte Contemporânea: Apresentação de artistas da vanguarda séc XX. Obras e produção, pinturas e esculturas do séc. XIX e XX. Arte contemporânea e sua produção artística.


Avaliação:


Serão considerados: o interesse e o envolvimento com as tarefas propostas, tanto durante o tempo das aulas como fora delas; a evolução das habilidades manuais; a sensibilização e percepção das artes visuais; disciplina, higiene e capacidade de organizar o tempo de cada trabalho; respeito com os outros indivíduos do grupo.

 


Referências bibliográficas:


RODARI, Gianni. Grammatica della fantasia. Introduzione allarte di inventare storie, Torino: Einaudi, 1973.

VICENZI, Marika. In difesa di Gianni Rodari. Dal “rodarismo” alla riscoperta della pedagogia rodariana. 2011.

MUNARI, Bruno.  Tanta gente, Danese (Milano), Museum of Modern Art (New York),1983.

MUNARI, Bruno.  Il laboratorio per bambini a Brera, Zanichelli, 1981

CALIFANO, F. Lo specchio fantastico. Realismo e surrealismo nell’opera di Gianni RodariTrieste: Einaudi Ragazzi, 1998.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. In: Barbosa, AM (Org), Inquietações e mudanças no ensino da arte. Cortez, 2002 – Cap 6.

 

Material individual do aluno:


- Estojo com lápis grafite ou lapiseira

- Borracha

- Lápis borracha

- Apontador

- Régua pequena (entre 20 e 30 cm)

- Canetas tipo Bic – esferográficas: três cores (livre)

- Pedacinhos de papel (para anotar idéias)

- Pedaços de linha de lã ou fios coloridos (por volta de 8 cores, prediletas)

- Um caderno pequeno de preferência sem pautas

- Entusiasmo, alegria e vontade de aprender!


Integração com outros cursos:

Possibilidade de integração com os cursos de Cinema, Musicalização e Monotipia e Técnicas Alternativas De Gravura (os demais conteúdos de Iniciação Artística para crianças)


26/01/2017