40ª Semana do Aleijadinho ocorre em Ouro Preto com parceria da FAOP


Congado, confecção de tapetes devocionais, seresteiros Trovadores de Minas, Zé Pereira dos Lacaios e outras atividades fazem parte da 40ª Semana do Aleijadinho de Ouro Preto, que ocorre entre os dias 13 e 18 de novembro, em Ouro Preto/MG.

Realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Museu Aleijadinho, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Museu do Oratório, Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | IPHAN, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Museu da Inconfidência, Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP, SESI-FIEMG o evento destaca a cultura regional, buscando valorizar as formas de expressões artísticas. Tendo como tema As Manifestações da Cultura Popular Ouro-Pretana, o evento conta com artistas e debates sobre à cultura regional.

“A 40ª Semana de Aleijadinho é uma parte importante da valorização da herança cultural de Ouro Preto. Participar deste evento, em conjunto ao Museu Aleijadinho, é muito importante para a FAOP que busca estimular a produção artística na região, aproximando-se cada vez mais da comunidade ouro-pretana”, destacou a diretora de extensão da FAOP, Sandra Fosque.

A abertura do evento será realizada pelo cônego Luiz Carlos Ferreira Carneiro, no dia 13, na Sacristia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias. O evento que marca o início das atividades conta com a apresentação de revitalização do museu, pela superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Célia Corsino e show do coral Canto Crescente.

O falecido artista ouro-pretano José Ciríaco de Jesus, conhecido por seus entalhes e esculturas, recebe uma homenagem por meio da exposição Poéticas da Alma Fé e Devoção: a Obra de José Ciríaco de Jesus. A abertura da exposição acontece na Galeria de Arte Nello Nuno, no Rosário, em Ouro Preto/MG, no dia 14 de novembro.

Formado por moradores de Ouro Preto e do distrito de Cachoeira do Campo, o grupo de Seresteiros Trovadores de Minas Gerais divulga seu primeiro cd Trovadores de Minas: Cantos, Histórias e Memórias com um concerto seguido de cortejo até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

No dia 17, a discussão se volta para a cidade. O colóquio Habitando uma Cidade Tombada: Contradições, Conflitos e Potências traz pesquisadores e estudiosos da área, visando ampliar o debate sobre a habitação de Ouro Preto.

O encerramento, marcado para o dia 18, Dia do Barroco Mineiro, acontece pela manhã a confecção de tapetes devocionais na Igreja de São Francisco de Assis, no Largo do Coimbra. Às 19h, no mesmo local, uma missa solene, com participação do Coral e Orquestra São Pio X, em homenageia o aniversário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A solenidade também marca os 50 anos de fundação do Museu Aleijadinho, que será comemorado em 2018.

Dom Francisco Barroso Filho

Nascido em Ouro Preto, Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira/MG, é um homem voltado para a cultura. Fundador do Coral e Orquestra São Pio X e da Escola de Música de Ouro Preto, foi também responsável pelo surgimento do Museu Aleijadinho, em 1968, enquanto era pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, na antiga capital mineira.

A criação do museu tinha como objetivo juntar arte sacra e documentos importantes com o objetivo de preservar e difundir a história da paróquia local.

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa nascido em Ouro Preto, quando esta ainda se chamava Vila Rica, em 1738, filho do arquiteto e mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e de sua escrava Isabel, ficou mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho que, segundo relatos, foi lhe dado após sinais de uma doença degenerativa.

O artista é um dos principais nomes da arquitetura barroca e rococó brasileira, tendo trabalhos espalhados em diversas cidades mineiras, como Sabará, São João del-Rei, Ouro Preto. Entre elas, algumas se destacam como “Os Doze Profetas, localizada no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Veja a programação completa:

13 de novembro - segunda-feira (19h)

- Abertura Oficial da Semana do Aleijadinho - Sacristia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Bairro Antônio Dias. Fala: presidente do Museu Aleijadinho, Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro.

- Apresentação Canto Crescente (Coral do Museu do Oratório/Instituto Cultural Flávio Gutierrez) Regentes Márcio Lima e Cristiane Nogueira.

- Apresentação da proposta de revitalização do Museu Aleijadinho por Célia Corsino (Superintendente do IPHAN em Minas Gerais).

 14 de novembro - terça-feira

- Visita guiada ao Museu da Inconfidência - Das 12h às 16h, no Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 3, Praça Tiradentes, Centro). Público: Escolas do Município de Ouro Preto.
*Visita guiada ao Museu da Inconfidência para as Escolas do Município de Ouro Preto. Agendamento pelos telefones: (31) 3551-4977 / 3551-1121 (setor educativo).

 - Oficina Sentidos Urbanos (IPHAN) - 14h, na Escola Marília de Dirceu (Largo de Marília, 40, Bairro Antônio Dias). Público: Alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu.

 - Exposição: Poéticas da Alma, Fé e Devoção: a obra de José Cirico de Jesus. 17h, na Galeria de Arte Nello Nuno - FAOP (Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário). Visitação: de segunda à sexta, de 9h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 18h. Curadoria: Sandra Fosque, Edson Fialho, Carla Santana. Realização: Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP

 - Exibição e comentário do filme Vida e obra do Aleijadinho de Joaquim Pereira. 19h, no Anexo 1 do Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 33, Praça Tiradentes,  Centro). Realização: Museu da Inconfidência. Público: Escolas do Município de Ouro Preto.
*Agendado conforme capacidade do auditório

 15 de novembro - quarta-feira (feriado de Proclamação da República)

- Apresentação de Congado e Missa. 14h30, com saída da Praça Tiradentes e trajeto pela rua Cláudio Manoel da Costa; Largo do Coimbra; adro da Igreja de São Francisco de Assis; rua das Mercês; adro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Participação: Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

 - Apresentação dos Seresteiros Trovadores de Minas e Lançamento do CD Trovadores de Minas: Cantos, Histórias e Memórias. 19h, com trajeto pela esquina da rua dos Paulistas; rua Bernardo de Vasconcelos; adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 16 de novembro - quinta-feira

- Visita guiada ao Museu da Inconfidência. Das 12h às 16h, no Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 33, Praça Tiradentes, Centro). Público: Escolas do Município de Ouro Preto.
*Visita guiada ao Museu da Inconfidência para as Escolas do Município de Ouro Preto. Agendamento pelos telefones: (31) 3551-4977 / 3551-1121 (setor educativo)

 - Workshop - Manifestações Artísticas em Ouro Preto. Das 14h às 17h, na Sacristia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Antônio Dias, s/nº, Bairro Antônio Dias). Coordenação: Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG). Público: alunos de graduação, pós-graduação e professores.

- 14h – Abertura
- Palestra: Pintura e Pintores na Antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias – séculos XVIII e XIX. Palestrante: Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos
- 15h – Intervalo
- 15h15 – Comunicações
*Os resumos para submissão de comunicações devem ser enviados até o dia 05 de novembro de 2017 para o e-mail: comunicacaosemanadoaleijadinho@gmail.com. Os apresentadores terão 15 minutos
- 16h30 – Debate. Mediadora: Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG).

 17 de novembro - sexta-feira

- Colóquio: Habitando uma cidade tombada: contradições, conflitos e potências.
*A cidade patrimonializada e constituição das relações entre seus moradores e os espaços da cidade é a temática desenvolvida por três pesquisadores interessados no caso de Ouro Preto. A proposta do colóquio é promover um debate, no qual os pesquisadores possam apresentar suas pesquisas para um público ampliado. Pretende-se, assim, compartilhar os conhecimentos construídos e promover um contato mais ampliado com o tema.

- Abertura: 8h30, no Anexo 1 do Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 33, Praça Tiradentes). Público: Professores, alunos de graduação e pós-graduação. Mediação: Cláudia Alencar.
- 1ª PALESTRA: Ouro Preto, ou a produção do espaço cordial. Palestrante: Cláudio Rezende Ribeiro. 
- 2ª PALESTRA: A hermenêutica do patrimônio e a apropriação do território em Ouro Preto. Palestrante: João Nazário Simões Villaschi.
- 3ª PALESTRA: Diferentes olhares sobre a preservação das cidades: entre os dissensos e os diálogos dos moradores com o patrimônio. Palestrante: Maria Cristina Rocha Simão (IFMG – Campus Ouro Preto)
- 10h30 - Intervalo, seguido pelo debate mediado e debate aberto ao público

 - Visita guiada ao Museu da Inconfidência. Das 12h às 16h, no Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 33, Praça Tiradentes - Centro). Público: Escolas do Município de Ouro Preto.
* Visita guiada ao Museu da Inconfidência para as Escolas do Município de Ouro Preto.Agendamento pelos telefones: (31) 3551-4977 / 3551-1121 (setor educativo)

 - Oficina de Música com o Grupo PIBID UFOP na Música. 14h, no Núcleo de Artes da FAOP (Praça Antônio Dias, 80, Bairro Antônio Dias). Público: Alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Coordenação: Profª. Tereza Castro DEMUS/UFOP.

 - Workshop - Manifestações Artísticas em Ouro Preto. Das 14h às 17h, na Sacristia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Antônio Dias, s/nº, Bairro Antônio Dias). Coordenação: Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG). Público: alunos de graduação, pós-graduação e professores

 - 14h – Abertura e Palestra: A figura feminina na obra de Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho: aspectos formais e iconográficos. Palestrante: Prof. Dr. Célio Macedo.
- 15h – Palestra: Manoel da Costa Ataíde: paleta, técnica e ciência. Palestrante: Profª. Drª. Claudina Maria Dutra Moresi.
- 15h30 – Intervalo
- 15h45 – Comunicações
*Os resumos para submissão de comunicações devem ser enviados até o dia 05 de novembro de 2017 para o e-mail: comunicacaosemanadoaleijadinho@gmail.com. Os apresentadores terão 15 minutos.
- 16h30 -  Debate. Mediadora: Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG)

 - Apresentação Zé Pereira dos Lacaios. 20h, com trajeto pela Praça Antônio Dias; rua Bernardo de Vasconcelos; rua Cláudio Manoel da Costa;  Largo do Coimbra; rua São Francisco de Assis.

 18 de novembro - sábado

- Aniversário do Museu Aleijadinho – Abertura do Ano Jubilar

- Aniversário de morte do Patrono das Artes no Brasil: Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho. Dia do Barroco Mineiro (Lei 20.470/12).

 - Confecção de Tapetes Devocionais. 9h, no Adro da Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro). Coordenação: Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP. Público: moradores de Ouro Preto e turistas.

- Missa Solene em comemoração ao aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ação de graças pelo 49º aniversário do Museu Aleijadinho. Abertura do Ano Jubilar do Museu Aleijadinho. 19h, na Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro). Participação do Coral e Orquestra São Pio X.

 - Entrega da Medalha do Aleijadinho na Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro), após a Missa. Responsáveis: Museu Aleijadinho & Prefeitura Municipal de Ouro Preto.


10/11/2017