Alunos do ARO se preparam para a Semana Santa

• Foto | Fátima Baudson

Curso ministrado aos jovens apresenta a técnica utilizada na produção dos Tapetes Devocionais e contextualiza historicamente a tradição

Todos os anos, os jovens do projeto de ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofício são convidados a participarem da preparação da Semana Santa em Ouro Preto. Com idade entre 14 e 18 anos, os alunos recebem um curso prévio para a construção dos Tapetes Devocionais que acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 21h no trajeto da Procissão da Ressurreição.

Na aula ministrada na quarta-feira (5 de março), os jovens, que tiveram aulas sobre o estudo de ícones históricos e os significados gerais da Semana Santa, começaram as primeiras práticas aproximando-os das técnicas de composição dos tapetes. Na aula, foram ensinadas técnicas de tingimento da serragem e o processo de ampliação dos desenhos para a produção do tapete, que acontece na tarde do dia 15.

Após o processo de estudo histórico e das técnicas de confecção de tapetes, os professores e os alunos elaboram estratégias de adaptação dos desenhos no espaço em frente à igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Esse projeto é uma parceria entre o ARO, um espaço da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Uma via de mão dupla é construída entre a educação e a cidadania nessa colaboração entre Estado e Município, que promove políticas públicas de formação educacional voltada aos jovens.

06/04/2017