FAOP apresenta "Acidentes de Leitura" de Alexandre Rodrigues da Costa



Explorando o corpo, a exposição Acidentes de Leitura do artista Alexandre Rodrigues da Costa apresenta a compilação de três de suas séries: Acidentes de Leitura, Paisagens Corpográficas e Retratos Cego, que sugerem composições visuais surgidas de erros de decorrências técnicas no registro de imagens fotográficas, fazendo assim uma leitura de imagens compostas de desvios, lacunas e falhas em consonância com a ação do artista.

As imagens se amparam no desmembramento do corpo gerado pela impossibilidade de se completar a informação por conta da desorganização e pela falta de dados dos sistemas eletrônicos, gerando assim em aberto os elementos que o tornem legível e íntegro. O erro se origina como possibilidade de romper com a unidade do corpo, ao torná-lo múltiplo e labiríntico, na medida em que seus membros se espelham, anarquicamente, uns nos outros.

Segundo o artista “Nas imagens selecionadas, o erro faz do corpo e do cenário que ele ocupa, espaços de mutilação, onde as partes isoladas não possuem mais hierarquia umas sobre as outras. O resultado é que não há eixos sobre os quais o olhar possa organizar o corpo, já que agora ele se abre intercambiável, de maneira que, o que antes era um ensaio fotográfico,  se torna um momento de indistinção, pois a identidade feminina, inacessível, leva-nos à condição daquilo que não pode gerar mais prazer.”.

Alexandre Rodrigues da Costa é professor,  pesquisador e doutor em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG com a tese "A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre literatura e artes plásticas em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector”. Com diversos livros lançados, atualmente leciona disciplinas na Escola Guignard e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais | UEMG, atuando com temas como literatura, cinema, fotografia e artes.

Com entrada franca, as obras ficam em exposição de 2 de junho a 2 de julho, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h | sábados e domingos de 13h às 18h.

 

Serviço: Exposição Acidentes de Leitura de Alexandre Rodrigues da Costa 

Abertura: 2 de junho - 18h

Público: Comunidade e turistas

Visitação: 2 de junho a 2 de julho de 2017

Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto | MG

Entrada: Franca


30/05/2017