FAOP integra a comemoração da Festa de Santa Cruz

• A Oficina de Ornamentação de Cruzes da FAOP (Foto | Rayssa Amaral)

A tradicional Festa de Santa Cruz que acontece desde 1735 será celebrada nesse mês de maio com muita fé, devoção e cultura pelos moradores de Ouro Preto. Organizada pela Associação dos Moradores do Antônio Dias | AMADIAS, pelos Mordomos e pela Comissão da Festa de Santa Cruz, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a festa traz shows musicais, barraquinhas e oficinas.

A FAOP é parceira e participou na quinta-feira (04/05) da oficina de ornamentação de cruzes, que aconteceu no Núcleo de Arte, onde cada participante pôde adornar sua cruz, que é um importante símbolo religioso para a comunidade.

A festa, que continua até domingo, conta com barraquinhas de caldos de mandioca, feijão, quentão, canjica, amendoim torrado e pipoca. A renda proveniente da comercialização dos produtos será destinada ao custeio das atividades da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz.

Os shows ocorrerão à noite. Nesse ano, a festa contará com a participação da banda Bontempo, de São Bartolomeu, na sexta-feira dia 5. No sábado, dia 6, é a vez da cantora de samba Silvia Gomes e banda. O grupo Fundo de Panela, formado por moradores do bairro, se apresenta às 18h e o Zé Pereira Mirim marca presença na tarde com participação do compositor Vicente Gomes. O domingo será marcado pelo Forró Viola de Vicente Gomes e amigos.

Para os amantes do bom futebol, a novidade no domingo será a transmissão do jogo da Final do Campeonato Mineiro, disputada entre as equipes de Atlético e Cruzeiro em telão que será instalado no Largo de Marília.

Dia de Santa Cruz

O dia votivo de Santa Cruz é celebrado em 3 de maio com cerimônias em várias partes da cidade e também em distritos e localidades. A Festa de Santa Cruz da ponte do bairro Antônio Dias, também conhecida como Festa do Amendoim, é a que manteve, ao longo do tempo, a tradição mais próxima do início dos festejos desde a antiga Vila Rica.

Confira a programação:

Quarta feira – 03/05

19h | Reza do Ofício aos pés de Santa Cruz

Local: Ponte dos Suspiros ou de Marília de Dirceu;

Quinta feira – 05/05

18h | Oficina de ornamentação de Cruzes

Local: FAOP – Núcleo de Artes – Praça Antônio Dias, 80;

Sexta feira – 05/05

18h | Abertura das Barraquinhas

Local: Largo Marília de Dirceu – Antônio Dias

19h30 | Celebração à Santa Cruz – Reza e procissão da bandeira de Santa Cruz, cortejo com a “Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz” e a banda: Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores. Destino ao largo Marília de Dirceu onde a bandeira será erguida.

Local: Casa dos Mordomos Sr. Abel André de Melo, Sra. Sofia André de Melo e Sra. Vera André de Melo. Rua: Bernardo Vasconcelos, n° 80 – Antônio Dias

20h | Reza do Ofício aos pés de Santa Cruz

Local: Ponte de Marília

20h30 | Levantamento da bandeira de Santa Cruz

21h | Retreta com a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores

21h30 | Leilão de Prendas

22h | Show com a Banda Bom Tempo (Coordenação Willer);

Sábado – 06/05

15h |  Abertura das Barraquinhas

16h |  Brinquedos e brincadeiras populares Infantis

17h |  Som Mecânico

18h |  Zé Pereira Mirim acompanhado pelo violeiro Vicente Gomes

20h |  Show Fundo de Panela

22h |   Show com Silvia Gomes e Banda

Leilão de Prendas – entre os intervalos dos eventos musicais;

Domingo – 07/05

14h30 |  Abertura das Barraquinhas

15h |  Brinquedos e Brincadeiras Populares Infantis

16h |  Transmissão da final do campeonato Mineiro Atlético x Cruzeiro

18h |  Som Mecânico

19h às 21h |  Show: “Forróvia – com Vicente Gomes” (Viola, Sanfona e percussão)

Leilão de Prendas – Entre os intervalos dos eventos musicais.

05/05/2017