O 10º Seminário Patrimônio Cultural acontece esse mês em Ouro Preto


Do dia 24 a 28 de abril, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP promove o 10º Seminário Patrimônio Cultural | Conservação e Restauração no Século XXI, em Ouro Preto. O tema deste ano é “Formação e Prática Profissional”, visando a profissionalização do mercado de restauro

O evento é voltado para profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e demais interessados nos processos, desafios e possibilidades da conservação e restauração do patrimônio cultural material. Além disso, o Seminário conta com debates, conferências, minicursos, exposições e mais atividades.

Sobre o Núcleo de Conservação e Restauração

O curso surgiu com o famoso restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. É considerada a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil. Em 1981, foi dividido em disciplinas, com ênfase na conservação e restauração de três suportes: escultura policromada, pintura de cavalete e papel. Até hoje, é o único curso formal reconhecido pelo MEC nessas três especificidades. A grade curricular do curso é distribuída em cinco módulos semestrais, com carga horária total de 1552 horas, incluindo o estágio curricular.



23/03/2017