Oficina Fotografia para dias de sol é oferecida no Festival de Inverno


Junto à programação do Festival de Inverno 2017, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP oferece a oficina Fotografia para Dias de Sol - Entre o Pinhole e a Cianotípia. Ministrada pelos artistas plásticos Cleber Falieri e Adaiany Rodrigues, a atividade consiste na produção de imagens fotográficas a partir da câmera estenopeica/pinhole e a revelação delas através do processo conhecido como cianotípia.

As câmeras pinhole não possuem lentes, o que permite a entrada e a saída de luz nessas máquinas fotográficas é um objeto ou mesmo a palma da mão que cobre e descobre o orifício por onde a luminosidade passa. Os participantes irão procurar cenas que queiram fotografar e aprenderão como manejar esse dispositivo. Depois de conhecerem a química envolvida no processo, a turma irá revelar as fotos para serem expostas.

Esse processo permite conhecer o aspecto lúdico do registro fotográfico e as etapas existentes na reprodução de uma imagem. 

Esse trabalho faz parte da curadoria de artes plásticas e visuais do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, que comemora este ano 50 anos.


Serviço: Fotografia para dias de Sol

Realização: dias 10 a 14 de julho, de 9h às 12h e de 14h às 17h 

Carga horária: 30h 

Público-alvo: crianças a partir dos 8 anos, jovens e adultos iniciantes em formas de expressão artística para rua. 

Valor da inscrição: R$ 20 

Local: Núcleo de Arte da FAOP – Praça Antônio Dias, 80, Ouro Preto/Minas Gerais



06/07/2017