NÚCLEO DE ARTE

O casarão do século XIX localizado no Largo do Antônio Dias, doado pela família do ex-presidente Pedro Aleixo, onde residiu também o pintor Guignard, possui ateliês aonde são ofertadas atividades de artes plásticas e música para crianças, jovens e adultos. O núcleo oferece ao público um leque de cursos variados focados no pensar, perceber e produzir arte com ênfase na contemporaneidade, por meio do diálogo entre várias técnicas e linguagens.

As atividades são abertas a todos os interessados, independente de aptidão, garantindo o acesso à arte e a sua formação. Todos os cursos promovem a iniciação para aqueles que pretendem adentrar na área e o aperfeiçoamento para os que buscam aprofundar seus conhecimentos. Anualmente, o Núcleo de Arte produz uma exposição aberta ao público, com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

O Núcleo de Arte tem como objetivo criar oportunidades de produzir, apreciar e interpretar obras de arte, baseadas no desenvolvimento do conhecimento sensível, do ser humano e do mundo, na vivência, identificação e incorporação de valores pelo aluno e na perspectiva multiculturalista do ensino da arte


Iniciação artística para Crianças

Na Iniciação Artística para Crianças, destinada a crianças de 6 a 10 anos, são oferecidas aulas de Desenho e Pintura;  Musicalização e Cinema promove a experimentação e integração de linguagens artísticas e exercícios intelectuais, trabalhando o ver, o pensar, o sentir e o produzir. São cursos semestrais com turmas divididas por faixa etária. 

Já os jovens com idade entre 11 e 16 anos, são oferecidos o Arte para Jovens I – com Cerâmica e Monotipia e Xilogravura; e o Arte para Jovens II – com Teatro e Desenho e Pintura. Além das aulas de violão, divididas em quatro módulos.


Cursos Livres

Nos cursos de arte para jovens a partir de 16 anos e adultos, cada aluno é responsável pela construção da sua própria grade curricular, explorando suas aptidões e interesses nas diversas áreas artísticas.


Programa Formação em Arte

O Programa de Formação em Arte possui duração de 10 meses, destinado a jovens a partir de 16 anos e adultos. É composto por um conjunto de disciplinas teóricas e práticas que somam 12 horas de aulas semanais. O programa reúne conhecimentos sobre a natureza da arte, incluindo suas relações com a sociedade e o exercício e desenvolvimento das linguagens artísticas. Não é necessário que o aluno tenha formação prévia na área.


CoordenaçãoRachel Falcão | coordenacaoarte@faop.mg.gov.br ou (31) 3551-5052. Praça Antônio Dias, 80, Antônio Dias, Ouro Preto | MG


Portaria para bolsas de estudos

Grade curricular e horário do programa de Formação em Arte do 2º semestre de 2017



Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade

A EARMFA oferece cursos livres de formação inicial e continuada, e de educação profissional na área artística e cultural estruturada em três núcleos: Núcleo de Arte, Núcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios. Mantém sua essência através do respeito à identidade cultural do indivíduo, cultivo à liberdade de expressão, fomento à criação e proposição do novo, competência técnica, responsabilidade e seriedade na realização de sua missão como formadora das novas gerações de profissionais das áreas de arte, conservação e restauração, e dos ofícios.

A filosofia da EARMFA está pautada no conhecimento e vivência da cultura e nas suas práticas educativas que pensam a formação adequada para a inserção social e cultural dos seus educandos, além de promover qualificação profissional para atuação no campo da Arte, do Restauro e dos Ofícios. 

Com a singularidade de pertencer a uma fundação estadual, o projeto educacional da EARMFA tem a arte como elemento fundamental a todas as suas atividades, propondo unir cultura e educação para formação ampla, humanística e inclusiva, visando o indivíduo como um todo e a integração desta Fundação com a comunidade. Seu foco está no desenvolvimento humano, desvendando e incentivando potencialidades individuais e coletivas.

Assim, cada educando pode desenvolver sua autonomia, sua criatividade, se tornar pessoa propositiva, capaz de tomar decisões, resolver situações e se integrar definitivamente no seu espaço de (con)vivência.

Regimento da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade