• Foto | Marcelo Cândido

    Foto | Marcelo Cândido

  • Foto | Thiago Bonna

    Foto | Thiago Bonna

  • Foto | Luiza Magalhães

    Foto | Luiza Magalhães

NÚCLEO DE OFÍCIOS

O Núcleo de Ofícios está instalado no Complexo Barão de Camargos, onde a edificação foi reformada e adaptada para acomodar oficinas e cursos ligados aos ofícios tradicionais e às novas tecnologias, atendendo ao público jovem – Programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios; e ao público adulto.

A consolidação do Núcleo de Ofícios na cidade de Ouro Preto representa um grande passo para a garantia da conservação do seu rico acervo, propiciando a formação de valiosas parcerias, sob gerenciamento da FAOP, além da criação de alternativas de ações de proteção.


O programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios

O Programa ARO | Arte, Restauro e Ofícios é direcionado a jovens entre 14 a 18 anos, vinculado à Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, instituição respeitada e reconhecida em Ouro Preto e no Brasil por sua excelência no ensino de Arte, Conservação e Restauração de bens culturais. 

O ARO destina-se a jovens que estão em um momento importante de suas vidas, onde tomarão decisões que definirão o seu trajeto profissional e projeto de vida.

Os alunos terão a possibilidade de aprender os princípios de muitos segmentos artísticos, conhecendo um novo caminho que pode ser descoberto e conquistado, além de poderem dar sequência em outros cursos dentro da própria Fundação.

O ARO busca ser um degrau no aprendizado do jovem que optou adquirir conhecimentos que farão todo o diferencial em sua formação.

Os alunos matriculados e com frequência no ARO, recebem vale transporte, alimentação e uniforme.

O Programa é dividido em dois módulos: 

ARO I: Os alunos novatos farão experimentações de atividades diversificadas que darão início ao seu aprendizado artístico: Teatro, Música, Cerâmica, Jogos Educativos, Desenho, Iniciação Criativa, Ética e Cidadania. 

Tudo isto contribuirá para o desenvolvimento da consciência cidadã dos alunos, crescimento e amadurecimento como pessoa. Por isso trabalhamos com um tema gerador para refletir:
“Qual o meu lugar no mundo?”

ARO II: Para os veteranos são destinados os conteúdos de Teatro, Cerâmica, Música, Ética e Cidadania, Processos Criativos e Artesanais, neste módulo os alunos escolhem entre a área de:
Arte (Mosaico e Desenho),
Restauro(Conservação de Bens Culturais)
Ofícios(Encadernação e Cartonagem), com base nos seus interesses, fazendo a formação na área escolhida. 

A vivência praticada nos dois módulos não termina com o fim do programa. O experimentar é o inicio e abre um leque de possibilidades e afinidades para ser explorado e conduzido.

Com 10 anos de existência, o Programa ARO é desenvolvido no Núcleo de Ofícios da FAOP, localizado à Rua Dom Helvécio, 428, no bairro Cabeças. É oferecido Vale Transporte Urbano para favorecer o acesso dos alunos que residem distantes da sede do programa.

A estrutura física do Núcleo, contamos com três Ateliês: Papel | Pintura | Desenho e Cerâmica, um auditório de 60 lugares; uma tendapara realização de atividades diversas que envolvam um maior número de pessoas;três salas de aulas; áreas de convivência; setor administrativo; sanitários de uso exclusivo dos alunos adaptados para o uso de portadores de necessidades especiais.Todos os espaços são amplos, arejados e possuem iluminação natural e artificial.

As áreas externas possuem um amplo e ensolarado pátio onde os alunos tem a oportunidade de receber a luz do sol, com vista do entorno, o que aguça o espírito de curiosidade e a ampliação dos horizontes. As melhorias e manutenção são pautas constantes, visamos fazer o necessário para garantir aos alunos segurança, bem-estar, convívio social e aprendizado efetivo.

Coordenação: coordenacaooficios@faop.mg.gov.br ou (31) 3551-4013. Rua Dom Helvécio, 428, Cabeças, Ouro Preto | MG


Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade

EARMFA oferece cursos livres de formação inicial e continuada, e de educação profissional na área artística e cultural estruturada em três núcleos: Núcleo de ArteNúcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios. Mantém sua essência através do respeito à identidade cultural do indivíduo, cultivo à liberdade de expressão, fomento à criação e proposição do novo, competência técnica, responsabilidade e seriedade na realização de sua missão como formadora das novas gerações de profissionais das áreas de arte, conservação e restauração, e dos ofícios.

A filosofia da EARMFA está pautada no conhecimento e vivência da cultura e nas suas práticas educativas que pensam a formação adequada para a inserção social e cultural dos seus educandos, além de promover qualificação profissional para atuação no campo da Arte, do Restauro e dos Ofícios. 

Com a singularidade de pertencer a uma fundação estadual, o projeto educacional da EARMFA tem a arte como elemento fundamental a todas as suas atividades, propondo unir cultura e educação para formação ampla, humanística e inclusiva, visando o indivíduo como um todo e a integração desta Fundação com a comunidade. Seu foco está no desenvolvimento humano, desvendando e incentivando potencialidades individuais e coletivas.

Assim, cada educando pode desenvolver sua autonomia, sua criatividade, se tornar pessoa propositiva, capaz de tomar decisões, resolver situações e se integrar definitivamente no seu espaço de (con)vivência.

Regimento da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade