•  Obra | Bárbara Luiza  .  Foto | Eugene Franklin
  • Obra | Rafael Fráguas  .  Foto | Luiza Magalhães

Curso: Ateliê de Desenho, Pintura e Objeto

Professora: Rachel Falcão | Coordenadora do Núcleo de Arte, artista plástica, pesquisadora e arte-educadora. Graduada em Artes Plásticas e em Desenho Arquitetônico e Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação pela UFJF. Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG, com a pesquisa Interações e Intervenções: a participação do artista contemporâneo em processos de reconfiguração sociais e espaciais. 

Público alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos

Horário: quarta-feira, de 18h30 as 21h30

Carga Horária Semanal: 3h/aula (cada turma)

Carga Horária Total: 60h/aula

Ementa:

Desenvolve linguagens artísticas do desenho e da pintura em sua amplitude, inclusive para além dos limites tradicionais de seu suporte bidimensional, com abertura para a mistura de técnicas e materiais e a criação de objetos. Trata-se de um espaço dedicado à pesquisa, reflexão, criação e produção em tais linguagens, sob a orientação de uma professora-artista, com ênfase no desenvolvimento de projetos artísticos individuais, sendo, ainda, um espaço de discussão de projetos artísticos com outros colegas e artistas convidados.

Objetivo Geral:

Possibilitar ao participante o desenvolvimento de sua pesquisa e de seu projeto artístico em torno das linguagens do desenho, da pintura e do objeto, respaldado por reflexões críticas no âmbito da teoria e da prática.

Conteúdo:


- Pesquisa artística;

- Projeto artístico;

- Produção artística;

- Possibilidades do desenho, da pintura e do objeto;

- Discussões sobre arte em geral;

- Portfólio, editais, exposições.


Metodologia:

- Apresentação e discussão das pesquisas individuais de cada aluno;

- Acompanhamento da pesquisa e produção de cada aluno;

- Discussões em grupo;

- Prática de ateliê;

- Encontros com artistas convidados;

- Visitas a exposições;

- Filmes;

- Indicações bibliográficas.


Avaliação:


Avaliação periódica e ao final do semestre dos trabalhos desenvolvidos em ateliê e do andamento da pesquisa individual de cada participante. Organização em ateliê. Participação e frequência.


Referências bibliográficas:


ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BOURRIAUD, Nicolas.  Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

COLI, Jorge. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Orgs.). Escritos de Artistas: anos 60/70. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Universos da Arte. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

+ Livros e catálogos de artistas diversos.


Material individual do aluno:

- 01 avental de tecido ou roupa velha para ser usada em ateliê;

- material artístico individual necessário ao desenvolvimento do trabalho do participante (papeis, telas, tintas, pinceis, potes, panos etc.) – de acordo com a pesquisa, o projeto e a produção de cada um.


Pré-requisito:

Conhecimento prévio de composição, teoria da cor, desenho e pintura com materiais expressivos diversos ou “Desenho II: Traço, forma e cor” ou “Pintura: Fundamentos e Práticas” e projeto artístico em desenho, pintura e/ou objeto em fase de elaboração ou desenvolvimento. Desejável conhecimento de História da Arte Moderna e Contemporânea.

 

Integração com outros cursos:


A integração com outros cursos será indicada de acordo com a pesquisa individual de cada aluno.

 

Sugestão de Cursos Complementares:


Linguagens Artísticas Contemporâneas

Panorama da Arte Brasileira

- História da Literatura e da Arte | Do Impressionismo à Arte Conceitual


11/01/2017