Curso: Circuitos Museológicos | Arte Para Jovens I

Professoras: Lúcia Brandão e Andreia Pereira de Miranda | Museóloga formada pela UFOP. Atua nas áreas de Ciência da Conservação Preventiva, Encadernação e Conservação de Papel. Atualmente, é professora de História da Arte (para adultos) e de Circuitos Museológicos (para jovens) no Núcleo de Arte, e de Encadernação (para jovens) no Núcleo de Ofícios, pela FAOP; Graduanda no curso de Museologia da UFOP e mosaicista no Atelier Vidro de Dois. Em 2013 foi aluna do Curso de Cerâmica e atuou como professora do Curso ARO – Introdução à Arte, Restauro e Ofícios para jovens, na FAOP. Realizou trabalho artístico de confecção de tapetes de serragem na exposição “Aleijadinho e seu tempo”, em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, pela FAOP, em 2004 e 2005. Atualmente é professora do Núcleo de Arte e do Núcleo de Ofícios da FAOP, ministrando aulas para crianças e jovens.

Público alvo: jovens de 11 a 16 anos

Horário: segunda-feira, de 14h às 17h

Carga Horária Semanal: 3h/ aula

Carga Horária Total: 54h/aula

Ementa: 

Proporciona ao aluno o desenvolvimento da compreensão sobre o que é um museu enquanto idéia, conceito, espaço de memória e preservação do patrimônio, e prática viva, a partir da análise de exemplos disponíveis na cidade de Ouro Preto e região. Os encontros irão promover não apenas o conhecimento dos acervos, mas também práticas e reflexões voltadas ao entendimento, à valorização e à vivência da arte e da cultura de ontem e de hoje.

Objetivos:

1 - Proporcionar aos participantes um conhecimento acerca do universo dos Museus;

2 - Observar os diferentes processos de produção, divulgação e exposição das obras de arte ao longo da história e nos diversos espaços expositivos;

3 – Instigar nos alunos a vontade de se apropriar do seu patrimônio histórico, artístico e cultural e o reconhecimento dos museus como forma de se preservar a tradição, a cultura, a arte e a memória;

4 – Despertar nos alunos o sentimento de pertencimento e de inclusão em seu ambiente sociocultural;

5 – Permitir aos alunos conhecer os acervos museológicos e seus processos de conservação;

6 – Promover o entendimento de Museu como um espaço vivo, capaz de proporcionar conhecimentos, trocas e vivências.

 

Conteúdo:


- O museu na cidade e a cidade no museu;

- Museus e Patrimônio Cultural (Material e Imaterial);

- Museus e memória;

- Ecomuseu (museu comunitário);

- Danos Causados ao Patrimônio Cultural Material;

- Conservação de bens culturais;

- Tipos de museus de acordo com suas coleções e práticas;

- Roteiros museográficos;

- Atividades em museus da região.


Metodologia: 


- Aulas de campo, com visitas a museus, igrejas, galerias de arte e/ou monumentos históricos de Ouro Preto e região;

- Discussões a partir do visto, percebido e vivenciado em campo e a partir de imagens, textos e vídeos em sala de aula; 

- Desenvolvimento de exercícios, práticas e reflexões em torno das vivências proporcionadas pelas visitas nas aulas de campo e em torno das discussões realizadas.



Avaliação:


Presença nas aulas e avaliação continuada em termos de participação. Desenvolvimento de um trabalho de fim de curso (individual ou coletivo).

 

Referências bibliográficas:


ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Memória e museus: construindo identidades. In: ANDRADE, Marcelo (org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a pesquisa intercultural. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

Memória e poder: contribuição para a teoria e a prática nos ecomuseus. In: Site: www.quarteirao.com.br/pdfmchagas.2000.

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de pesquisa, n.115, p. 137-154, março/2002.

MUSAS- Revista Brasileira de Museus e Museologia, n.3, 2007. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2004.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SANTOS, Maria Cecilia T. Moura. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/ IPHAN/DEMU, 2008.

O papel dos museus na construção de uma identidade nacional. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: vol. 28, 1996.

VARINE, Hugues de. A Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972. In: Araújo, Marcelo M. e Bruno, Maria Cristina O. (orgs.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do Icom, 1995 (mimeo).

O novo museu das gentes brasileiras: criação, reconhecimento e sustentabilidade dos processos museológicos comunitários. Cadernos de Museologia, n. 28, 2007.

 

Material individual do aluno:

- Caderno e caneta ou lápis.

- Caso seja necessário algum material para uma atividade específica, o mesmo será solicitado aos alunos com prazo de uma semana de antecedência.

 

Integração com outros cursos:


Possibilidade de integração com os demais conteúdos do curso ARTE PARA JOVENS II.

 

Sugestão de Cursos Complementares:

Arte Para Jovens II (Desenho E Pintura E Teatro Ou Cerâmica)


26/01/2017