Antônio de Araújo | Professor de História da Arte I e II, Noções Básicas de Desenho, Teoria da Cor, Barroco e Rococó em Minas Gerais, Arte no Brasil e Iconografia Cristã

Bacharel em Belas Artes, com habilitação em Pintura (2000), e licenciado em Desenho e Plástica (2004) pela Escola de Belas Artes da UFMG. Especialista em História do Brasil pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2006). Técnico em Guia de Turismo pelo CEFET/Ouro Preto (2008). Artista visual cuja pesquisa envolve principalmente as temáticas: masculinidade e individualidade, participando de cerca de 25 salões, exposições (individuais e coletivas) e premiações, destacando a 12ª INTEGRARTE e “Prêmio Sociedade Amigas da Cultura’’/O Desenho na Arte Contemporânea.


Carolina Concesso Ferreira | Professora de Conservação e Restauração de Papel IV

Mestranda em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é Professora de Arte e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP. , tem experiência na área de Artes, com ênfase em conservação e restauração de acervos bibliográficos e conservação preventiva de acervos, com destaque para obras de arte contemporâneas. Integrante do grupo de pesquisa Arte Contemporânea: preservação e exibição - ARTECOM, registrado no CNPQ. Realiza trabalhos de forma autônoma como conservadora-restauradora.


Ednara Marlise de Moraes | Professora de Segurança do Trabalho na Conservação e Restauro

Formada no curso técnico em Meio Ambiente e no curso técnico em Segurança do Trabalho pelo CEFET- Ouro Preto. Atualmente cursando Pedagogia na UFOP. Na FAOP leciona a disciplina de Segurança do Trabalho na Conservação e Restauração no Núcleo de Restauração, no Núcleo de Ofícios trabalho com o ARO I nas práticas de artesanato e jogos educativos e no Núcleo de Arte atuo juntamente com a professora Ana Célia no curso de Bordado.


Luana Marina Santos | Professora de Conservação e Restauração de Escultura Policromada I e Conservação e Restauração de Pintura de Cavalete I

Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados desde 2013, pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Imóveis no Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto. Professora de arte e restauro na FAOP desde 2015, com ênfase em Conservação e restauração de Escultura Policromada e Pintura de Cavalete


Mariah Boelsums | Professora de Reintegração Cromática I e II e Escultura III

Possui graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora e coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto. Tem experiência em gestão de acervos, elaboração e execução de projetos de restauração de bens móveis e integrados, com ênfase em esculturas em madeira dourada e policromada. Mestranda pela Universidade Federal de Minas Gerais|UFMG, linha de pesquisa Patrimônio Cultural - Escola de Belas Artes.


Poliana Reis | Professora de Conservação e Restauração de Pintura de Cavalete I e II e Noções Básicas de Modelagem e Ornatos

Natural de Belo Horizonte, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais- Fiocruz, bolsista pela Capes na Faculdade de Arquitetura de Bolonha - sede Cesena pelo IFMG – Ouro Preto, graduada em  Artes Plásticas pela Escola Guignard-UEMG, Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto, professora da Fundação de Artes de Ouro Preto, e  atua no projeto  Ateliê Aberto de Arte e Restauro, em Petrópolis.


Ricardo Macêdo | Professor de Documentação Fotográfica

Artista visual e professor de Arte na Fundação de Arte de Ouro Preto. Doutorando em Interartes (UFMG) e Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UFMG). Participou de exposições: Selecionado para o "Festival TEMPORAL (Assunção/ Paraguai/Taipei), 2017”; Artista convidado Exposição arteliBeRdade (Fachada eletrônica do Espaço do Conhecimento, UFMG), 2017; “Presença na ausência” Galeria do GLTA, OP, 2016; Exposição “Terra Prometida”, Galeria da Casa dos Contos, Ouro Preto, 2016. Diametral (CCBB – Noturno dos Museus, 2014, BH/Japão); Festival Internacional Paraty em Foco (2011) RJ; ARTE PERFOMANCE BRASIL, MAM - RJ, 2011; TRAMPOLIM_VÍDEO, Espírito Santo, 2011; Exposição “Cartografias Contemporâneas” SESC Santana, São Paulo, 2009. Publicações: Prefácio do livro "Arte Espaço: Uma Situação Política do Século XXI", 2015, DUO editorial; Artigo no #14.ART. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Aveiro, Portugal, 2015; Coletivo Novas Medias (Belém, SP, OP); e grupo de pesquisa “Teorias e Práticas Artísticas” (UEMG- Guignard). 


Thales Gayean | Professor de Conservação e Restauração de Papel I, II e III

Conservador-restaurador com formação técnica na Fundação de Arte de Ouro Preto e graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi bolsista de iniciação científica no projeto de digitalização do acervo do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana (IPHAN-MG); atuou também na inventariação de bens culturais do Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro) e do município mineiro de Ibiraci, a serviço da Estilo Nacional Arquitetura. Já realizou palestras na área de história da arte e conservação de bens culturais nas 33ª e 34ª Semana do Aleijadinho e no encontro Fotógrafos em Ouro Preto, e foi integrante da equipe de conservação de acervo do Museu Afro Brasil (São Paulo-SP), realizando a conservação das exposições temporárias e de longa duração, atividades de courier e apoio na montagem de 26 exposições ao longo de sua atuação na instituição. Atualmente leciona na Fundação de Arte de Ouro Preto, ministrando aulas no curso técnico em Conservação e Restauro, na área de conservação e restauração de papel, e também no Programa ARO - Formação em Arte, Restauro e Ofícios, onde é professor nas áreas de encadernação e cartonagem. 


29/03/2017