Antônio de Araújo | Professor de História da Arte I e II, Noções Básicas de Desenho, Teoria da Cor, Barroco e Rococó em Minas Gerais, Arte no Brasil e Iconografia Cristã

Bacharel em Belas Artes, com habilitação em Pintura (2000), e licenciado em Desenho e Plástica (2004) pela Escola de Belas Artes da UFMG. Especialista em História do Brasil pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2006). Técnico em Guia de Turismo pelo CEFET/Ouro Preto (2008). Artista visual cuja pesquisa envolve principalmente as temáticas: masculinidade e individualidade, participando de cerca de 25 salões, exposições (individuais e coletivas) e premiações, destacando a 12ª INTEGRARTE e “Prêmio Sociedade Amigas da Cultura’’/O Desenho na Arte Contemporânea.


Azor Borges | Professor de Conservação e Restauro e de Cerâmica

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, tem vasta experiência no setor de design e desenvolvimento de produtos e é pesquisador de alternativas diferenciadas para a Arte em Cerâmica. É professor de Cerâmica do Núcleo de Arte e do Núcleo de Ofícios, na FAOP.


Carolina Concesso Ferreira | Professora de Conservação e Restauração de Papel IV

Mestranda em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é Professora de Arte e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP. , tem experiência na área de Artes, com ênfase em conservação e restauração de acervos bibliográficos e conservação preventiva de acervos, com destaque para obras de arte contemporâneas. Integrante do grupo de pesquisa Arte Contemporânea: preservação e exibição - ARTECOM, registrado no CNPQ. Realiza trabalhos de forma autônoma como conservadora-restauradora.


Ednara Marlise de Moraes | Professora de Segurança do Trabalho na Conservação e Restauro

Formada no curso técnico em Meio Ambiente e no curso técnico em Segurança do Trabalho pelo CEFET- Ouro Preto. Atualmente cursando Pedagogia na UFOP. Na FAOP leciona a disciplina de Segurança do Trabalho na Conservação e Restauração no Núcleo de Restauração, no Núcleo de Ofícios trabalho com o ARO I nas práticas de artesanato e jogos educativos e no Núcleo de Arte atuo juntamente com a professora Ana Célia no curso de Bordado.


Elisângela Martins Figueiredo | Professor de Arte e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto

Professora de Arte e Restauro do Fundação de Arte de Ouro Preto e Tutor à Distancia - EAD da Universidade Federal de Ouro Preto.Possui graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e curso-técnico-profissionalizante em Conservação e Restauro de Bens móveis pelo Fundação de Arte de Ouro Preto (2013).


Luana Marina Santos | Professora de Conservação e Restauração de Escultura Policromada I e Conservação e Restauração de Pintura de Cavalete I

Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados desde 2013, pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Imóveis no Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto. Professora de arte e restauro na FAOP desde 2015, com ênfase em Conservação e restauração de Escultura Policromada e Pintura de Cavalete


Lúcia Ferreira Brandão | Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto com experiência em conservação e restauro.


Renard de Jesus Taveira Lana | Professor de agentes químicos do Curso de Conservação e Restauro da FAOP

Mestre em Engenharia ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental | PROAMB. Licenciado e bacharel em Química com habilitação em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é aluno de Engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e professor contratado do Colégio Arquidiocesano.



Mariah Boelsums | Professora de Reintegração Cromática I e II e Escultura III

Possui graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora e coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto. Tem experiência em gestão de acervos, elaboração e execução de projetos de restauração de bens móveis e integrados, com ênfase em esculturas em madeira dourada e policromada. Mestranda pela Universidade Federal de Minas Gerais|UFMG, linha de pesquisa Patrimônio Cultural - Escola de Belas Artes.


Poliana Reis | Professora de Conservação e Restauração de Pintura de Cavalete I e II e Noções Básicas de Modelagem e Ornatos

Natural de Belo Horizonte, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais- Fiocruz, bolsista pela Capes na Faculdade de Arquitetura de Bolonha - sede Cesena pelo IFMG – Ouro Preto, graduada em  Artes Plásticas pela Escola Guignard-UEMG, Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto, professora da Fundação de Artes de Ouro Preto, e  atua no projeto  Ateliê Aberto de Arte e Restauro, em Petrópolis.



Ricardo Macêdo | Professor de Documentação Fotográfica

Artista visual e professor de Arte na Fundação de Arte de Ouro Preto. Doutorando em Interartes (UFMG) e Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UFMG). Participou de exposições: Selecionado para o "Festival TEMPORAL (Assunção/ Paraguai/Taipei), 2017”; Artista convidado Exposição arteliBeRdade (Fachada eletrônica do Espaço do Conhecimento, UFMG), 2017; “Presença na ausência” Galeria do GLTA, OP, 2016; Exposição “Terra Prometida”, Galeria da Casa dos Contos, Ouro Preto, 2016. Diametral (CCBB – Noturno dos Museus, 2014, BH/Japão); Festival Internacional Paraty em Foco (2011) RJ; ARTE PERFOMANCE BRASIL, MAM - RJ, 2011; TRAMPOLIM_VÍDEO, Espírito Santo, 2011; Exposição “Cartografias Contemporâneas” SESC Santana, São Paulo, 2009. Publicações: Prefácio do livro "Arte Espaço: Uma Situação Política do Século XXI", 2015, DUO editorial; Artigo no #14.ART. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Aveiro, Portugal, 2015; Coletivo Novas Medias (Belém, SP, OP); e grupo de pesquisa “Teorias e Práticas Artísticas” (UEMG- Guignard). 


Sílvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira | Professor Conservação e Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto


Professor Conservação e Restauração do Fundação de Arte de Ouro Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1980), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1978), especialização em Conservação/Restauração de Bens Culturais Moveis pela Universidade Federal de Minas Gerais(1978), especialização em Cultura e arte barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto(1986) e especialização em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(1998).  


Thales Gayean | Professor de Conservação e Restauração de Papel I, II e III

Conservador-restaurador com formação técnica na Fundação de Arte de Ouro Preto e graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi bolsista de iniciação científica no projeto de digitalização do acervo do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana (IPHAN-MG); atuou também na inventariação de bens culturais do Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro) e do município mineiro de Ibiraci, a serviço da Estilo Nacional Arquitetura. Já realizou palestras na área de história da arte e conservação de bens culturais nas 33ª e 34ª Semana do Aleijadinho e no encontro Fotógrafos em Ouro Preto, e foi integrante da equipe de conservação de acervo do Museu Afro Brasil (São Paulo-SP), realizando a conservação das exposições temporárias e de longa duração, atividades de courier e apoio na montagem de 26 exposições ao longo de sua atuação na instituição. Atualmente leciona na Fundação de Arte de Ouro Preto, ministrando aulas no curso técnico em Conservação e Restauro, na área de conservação e restauração de papel, e também no Programa ARO - Formação em Arte, Restauro e Ofícios, onde é professor nas áreas de encadernação e cartonagem. 


29/03/2017