Curso: Encadernação e Cartonagem

Professores: Luana Marina Santos e Thales Gayean | Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados desde 2013, pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Imóveis no Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto. Professora de arte e restauro na FAOP desde 2015, com ênfase em Conservação e restauração de Escultura Policromada e Pintura de Cavalete; Conservador-restaurador com formação técnica na Fundação de Arte de Ouro Preto e graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi bolsista de iniciação científica no projeto de digitalização do acervo do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana (IPHAN-MG); atuou também na inventariação de bens culturais do Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro) e do município mineiro de Ibiraci, a serviço da Estilo Nacional Arquitetura. Já realizou palestras na área de história da arte e conservação de bens culturais nas 33ª e 34ª Semana do Aleijadinho e no encontro Fotógrafos em Ouro Preto, e foi integrante da equipe de conservação de acervo do Museu Afro Brasil (São Paulo-SP), realizando a conservação das exposições temporárias e de longa duração, atividades de courier e apoio na montagem de 26 exposições ao longo de sua atuação na instituição. Atualmente leciona na Fundação de Arte de Ouro Preto, ministrando aulas no curso técnico em Conservação e Restauro, na área de conservação e restauração de papel, e também no Programa ARO - Formação em Arte, Restauro e Ofícios, onde é professor nas áreas de encadernação e cartonagem. 

Público Alvo: a partir de 14 a 18 anos

Horário: 14h às 15h20 e das 15h40 às 17h | Terça e quinta-feira

Carga Horária Semanal: 6 horas

Carga Horária Total: 87 horas

Ementa: 

O curso tem como objetivo promover o contato dos alunos com os princípios básicos dos ofícios de encadernação e cartonagem, passando por todas as etapas envolvidas nos processos, a fim de capacitá-lo para o mercado de trabalho e o exercício profissional nessa área. São realizados diversos modelos de encadernações e caixas em cartão revestido, passando por todas as etapas envolvidas nos processos, desde o manuseio das ferramentas, cortes, colagem e acabamento. Além da prática dos dois ofícios, as atividades também terão conteúdos complementares, como empreendedorismo, segurança do trabalho e boas práticas com técnicas e ferramentas.

Objetivos:

- Promover o contato do aluno com o oficio da encadernação e cartonagem;

- Conscientizá-lo da importância do ofício;

- Capacitar o aluno para o mercado de trabalho nessa área ou para que o mesmo possa desenvolver trabalhos de maneira autônoma;

- Incentivar o processo criativo individual na produção das peças.

Conteúdos Gerais: 
- História do Papel e da encadernação;
- Papel marmorizado: teoria e prática;
- Materiais e ferramentas;
- Empreendedorismo; 
- Segurança e responsabilidade no trabalho.

Conteúdos Específicos de Encadernação:
- Encadernação brochura;
- Encadernações com costuras japonesas;
- Encadernação francesa e falsa francesa;
- Encadernação de álbum de fotografias: costura longstitch;
- Customização e reaproveitamento de materiais.

Conteúdos Específicos de Cartonagem:
- Caixa de cartão simples;
- Caixa de cartão revestido, com tampa;
- Caixa Solander (Clamshell box);
- Projetos customizados com os alunos.

Metodologia:
- Aulas teóricas e expositivas com apresentação de slides utilizando projetor;
- Aulas Práticas nos ateliê de Papel;

Avaliação:
- Avaliação do trabalho desenvolvido;
- Controle de presença, avaliação continuada em termos de participação.

Material do aluno:
Caderno e caneta/lápis. Caso seja necessário algum material para uma atividade específica será solicitado ao núcleo com prazo de uma semana de antecedência.

Pré-requisitos:
Aro I completo. 

Referências Bibliográficas:
ABREU, Ana Lucia de. Acondicionamento e guarda de acervos fotográficos. Rio de Janeiro: Fundação Bblioteca Nacional, 1999.
ANAMERIÇ, Hakan; RUKANCI, Fatih. The art of bookbinding in the ottoman empire (fifteenth to nineteenth centuries). In: Torúnskie Studia Bibliologiczne, nº 2. Ancara, Turquia: Universidade de Ancara, 2012.
BERTONASCHI, John; BEYER, Carrie; healey, Margot et al. Boxes for the protection of books: their design and construction. Washington: Library of Congress, 1994.
CAVALCANTI, Pedro Campelo et al. Curso de introdução à conservação e restauro de acervos documentais (CICRAD). In: Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação (ARC), Vol. 2. Olinda: Agência de Estudo e Restauro do Patrimônio (AERPA), 2011.
ETHERINGTON, Don; ROBERTS, Matt. Bookbinding and the conservation of book - A dictionary of descriptive terminology. Washington: Library of Congress, 1982.
JUNIOR, Jayme Spinelli. A conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.
MÁRSICO, Cida. O surgimento da encadernação e da douração. In: Anais da Biblioteca Nacional, Vol. 129. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2011.
MEREGE, Ana Lúcia. A história da escrita: uma introdução. In: Anais da Biblioteca Nacional, Vol. 129. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2011.
MEREGE, Ana Lúcia. O livro no ocidente medieval. In: Anais da Biblioteca Nacional, Vol. 129. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2011.
OGDEN, Sherelyn (org.). Armazenagem e manuseio. Rio de Janeiro: Projeto CPBA, 2001.
OGDEN, Sherelyn (org.). Procedimentos de conservação. Rio de Janeiro: Projeto CPBA, 2001.
POEFDS (Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social). Manual de Encadernação. Portugal.
SZIRMAT, J.A. The Archaeology of medieval bookbinding. Aldershot: Ashgate Publishing, 1999.
TERREROS, Manuel Romero de. Bookbinding in Mexico. México: Artes del Libro, 2008.
TRAVELING SCRIPTORIUM. Medieval manuscripts - Bookbinding terms, materials, methods, and models. New Haven: Yale University, 2014.
THE ART INSTITUTE OF CHICAGO. A loan exhibition of islamic bookbindings. Chicago, 1932.
VIÑAS, Salvador Muñoz. La restauración del papel. Madrid: Editorial Tecnos, 2010.

30/03/2017